[button link=”http://www.altusfineart.com/the-prophet-revealed/” size=”xl”]Opções de compra[/button]

joseph-smith-md

Joseph-unmasked-all

Joseph-gifComo Joseph Smith se parecia?

Eu li um post sobre uma possível fotografia de Joseph Smith, que surgiu recentemente, e o teste do olho simplesmente não me convenceu. Mas como eu poderia saber se estava errado? Tudo o que temos são pinturas do profeta, e eu acredito que a maioria foram baseadas na máscara mortuária. Um quadro foi pintado supostamente quando ele estava vivo. E um outro retrato está tentando se passar por uma fotografia, mas para mim parece mais a foto de uma pintura.

Qual é o verdadeiro Joseph Smith?

O fato é que a melhor aposta que temos é sua máscara mortuária. Pode haver algumas pequenas questões devido à queda da janela, que danificou seu crânio, quando ele foi baleado e caiu da janela. A queda pode ter quebrado sua mandíbula ou desfigurado ele de outras maneiras. No entanto, eu realmente não ouvi relatos das pessoas que o conheciam dizerem que a máscara não se parecia nada com ele.

Então, pelo pouco que conhecemos, a máscara mortuária é o melhor que temos. Então, minha ideia foi – por que não fazer uma pintura com base exatamente na máscara mortuária? Usei a máscara mortuária como base e “esfolei” a máscara para obter cada parte e sombra de forma correta.

Enfrentando a pintura

A idéia era obter um senso de realismo. Eu queria que Joseph estivesse apresentável. Eu quis pintar detalhes que refletem toda a vida que ele viveu em seu curto período de tempo na Terra: 38 anos. (Coincidentemente, quando ele morreu, ele tinha a mesma idade que eu quando pintei o quadro. Isso foi algo difícil de engolir quando comparo o que ele fez em 38 anos com o que eu fiz em minha vida. É um pouco humilhante)

joseph-manpepperUma das diferenças das pinturas tradicionais de Joseph que eu coloquei foi adicionar alguns pelos. Diz-se que ele não deixava a barba crescer, porque ele achava que não cresceria uma decente (eu me identifico com isso). No entanto, as pessoas realmente achavam vital fazer a barba todos os dias naquela época? Será que Joseph teve tempo para isso todos os dias perto do fim de sua vida? Aprender sobre seus últimos meses me deu a sensação de que ele estava com pressa, quase em pânico, para fazer tudo que precisava, como se tivesse a sensação de que seu tempo estava próximo. Eu me imagino encontrando ele na rua e sendo saudado por um homem que deixou a barba crescer um tiquinho por uns dias, porque havia coisas muito mais importantes para se tratar e cuidar.

Uma cicatriz

joseph-scarUma das características comuns nas pinturas de Joseph é o cabelo na lateral do seu rosto que estava penteado para a frente. Alguns dizem que este foi o estilo na época, mas outros relatos sugerem que ele usava-o para a frente para esconder algumas cicatrizes. Depois que ele foi coberto de piche e penas, ao retirar o piche de sua pele, uma parte extremamente sensível teria sido arrancada, entre a linha do cabelo e a pele, provavelmente não cicatrizando bem. Portanto, se você olhar de perto, eu coloquei uma cicatriz sutil em seu couro cabeludo.

O Cabelo de Joseph

Joseph era conhecido por ter cabelo loiro “empoeirado”. Isto foi enfatizado a partir de um esboço antigo visto por um de meus bons amigos que possui uma livraria SUD em Nauvoo. Originalmente, eu não o pintei loiro suficiente. Então, eu o fiz um pouco mais loiro, e lancei algumas pinceladas de cinza para dar uma boa média. Nota: Curiosamente, quando as pessoas me perguntam o que tomou mais tempo na pintura, a resposta é o cabelo. Eu fiz algumas iterações.

Olhos de Joseph

joseph-eyeCom os olhos de Joseph fechados na máscara mortuária, esta foi a parte em que eu tive que improvisar um pouco mais. Eu não podia cortar detalhes, porque os olhos são fundamentais para trazer uma pessoa à vida em uma tela. Eu sabia que seus olhos eram azuis, mas era só isso. Eu queria dar-lhe olhos bondosos, e olhos que podiam refletir após verem o Cristo vivo pessoalmente. Olhos que viram a restauração da plenitude do Evangelho, que viram e passaram por um profundo sofrimento, mas que viram alegria nas revelações, anjos, curas e santidade. Eu queria refletir em seus olhos a capacidade de ver a visão final de um templo completo, que ele nunca foi capaz de ver terminado em vida, e a disposição calma de um homem que sabia que ele tinha feito o que podia para o bem do Reino de Cristo, quando estava prestes a selar seu testemunho com a própria vida.

Este é Joseph Smith?

joseph-smith-mdPode chegar o dia em que encontrarei Joseph e direi: “Rapaz, eu errei nisso ou naquilo”, mas eu sinceramente sinto que cheguei perto. Espero que a pintura ressoe com todos aqueles que têm um lugar especial em seu coração para o “Irmão Joseph”, e que esta pintura o honre como ele merece.

[button link=”http://www.altusfineart.com/the-prophet-revealed/” size=”xl”]Opções de compra[/button]

(Visited 253 times, 1 visits today)